-Niterói, um belo lugar-
A Praia das Flechas
- Pequena, mas de grande beleza, localiza-se entre as praias da Boa Viagem e Icaraí. Dela pode-se ver a Pedra do Índio (semelhante à cabeça de um índio com cocar) e a Pedra de Itapuca dois dos maiores ícones de Niterói.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC foi construído no Mirante da Boa Viagem. O Museu, de arquitetura extremamente arrojada, é considerado um referencial turístico mundial.
– Fortaleza de Santa Cruz
Fortaleza de Santa Cruz foi estabelecida por Villegaignon, em 1555, que improvisou uma fortificação para a defesa da França Antártica. Tomada por Mem de Sá doze anos depois, esta fortificação foi ampliada e transformada no principal ponto de defesa da Baía de Guanabara, recebendo o nome de Nossa Senhora da Guia. A partir de 1632 foi denominada Fortaleza de Santa Cruz da Barra, passando por obras de remodelação, com pedras já cortadas e numeradas vindas de Portugal, que só terminaram em 1870. Teve, mais tarde, participação efetiva em momentos importantes da História do Brasil. Localizada na entrada da Baía da Guanabara, foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 04 Out 39, tornando-se uma das principais atrações do roteiro turístico niteroiense, recebendo diariamente turistas do mundo inteiro.